Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A finitude, o tempo e suas consequências.




A finitude como processo definitivo de exclusão não se deve ao fato de imprevisibilidade diante da incerteza do tempo, dos processos e atributos instituídos a diferentes modos de valoração em vida, ou após isso. Esse assunto, transposto de variáveis, em diferentes níveis não deveria, apesar de sim, nos causar transtornos e preocupações.


O tempo e suas conseqüências, quando bem vividos, implicariam em uma vida cuja própria preocupação peculiar não existiria. Para tanto, existe a vivência, o ego e a batalha do sempre mais, nos impedindo de aceitar muitas vezes o nosso próprio destino num mundo que denominam em crise. Ora mais, a crise do mundo representa a crise dos Homens, com seus motores psicossociais vorazes, capazes de gerar mudanças pessoais e sociais, implícitas nas ganâncias de muitos seres humanos, o que me faz pensar que essa é essa a vontade que move o mundo, como se nunca fosse haver um fim, numa tentativa louca de perpetuar o impossível. Que estamos em crise, é fato, porém a forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios irá influenciar a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida.


Todo esse progresso é necessário? O excesso atendendo exclusivamente aos poucos não faz dos muitos os miseráveis? Certa vez, ao tentar “forjar” uma explicação viável a um restrito grupo de amigos que ainda possui tempo pra me ouvir, descobri o quanto somos complexos e que muito do saber encontra-se oculto até mesmo em gestos e hábitos que possuímos no dia a dia. Cercando-me de perguntas, imaginaram que eu fosse o único responsável por perguntas sem respostas, justamente por apresentá-las. Afirmo que a construção é necessária e que uma visão de mundo Complexo é necessária, apesar de reiterar a dificuldade que isso significa. Por tanto meus amigos, vamos às perguntas, a prática e a atitude.


Enfim, pra evitar ser cada vez mais prolixo, gostaria de dizer a todos que me lêem: Vamos viver a vida, pois o que ela significa é outra história. Não se espante se o mundo realmente fica a nos testar. Tudo é válido? Faça valer, jogue o jogo e faça as regras se necessário...

Um comentário:

taciana disse...

a crise se define justamente pelo fato de uma situação estar tão insustentável ao ponto de td mundo ter a certeza que não é mais viável, mas não há uma nova situação preparada para surgir em seu lugar. tipo uma mudança q tem q ser feita, é realmente necessária, mas ainda não está pronta para acontecer. cabe a cada um criar um cenário q seja favorável para as mudanças poderem acontecer.
quanto às perguntas sem respostas, todos as têm, só q alguns preferem ignorá-las por ser mais conveniente, muita gente não sabe lidar com o fato incontestável de q não temos as respostas para todas as questões.
viver é um teste, o maior de todos.
p.s.: muito bom o texto, peço a Deus q te conceda mais tempo livre pra q tu possa ter mais algumas horas de ócio criativo. =*